Mural de Coordenadores
Mural de Coordenadores
Douglas José Marques
Graduado como Engenheiro Agrônomo (Crea 116293/D), Mestre em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas-UNESP Campus de Botucatu, SP (2009), Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo/Fertilidade e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras/UFLA (2013). Atualmente é Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG), Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, Membro pro tempore da Câmara de Agricultura da FAPEMIG, Coordenador do Núcleo de Estudos em Soja e Feijão. Professor do curso de Agronomia, Pós-graduação Agronomia; Agricultura e Informações Geoespaciais. Vice coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Solos, Nutrição de Plantas, Manejo Sustentável e Qualidade do Solo. Atuei como Membro da Câmara de Assessoramento da Agricultura na FAPEMIG, Membro Interno do Colegiado do Curso de Graduação em Agronomia. Atualmente tenho direcionado minhas investigações nas áreas de Nutrição Mineral de Plantas, Genética Fisiológica, Bioquímica e Melhoramento Vegetal, estudando os efeitos do estresse hídrico e mineral nas culturas do milho, soja, feijão e forragem para regiões áridas e semiáridas. Uso do silício como amenizador e aminoácidos essenciais como amenizador de estresse hídrico em plantas cultivadas. Desenvolvimento de cultivares de soja e feijão para o cultivo orgânico. Atlas de colores para indicação da nutrição mineral no solo e na planta.
Wedisson Oliveira Santos
É professor de Química do Solo, Adubos e Adubação e Fertilidade do Solo no Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deste 2019. Fez estágio pós-doutoral pelo Departamento de Solos/Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) entre 2016 e 2019. Mestre e Doutor pelo PPGSNP, com período de doutorado Sanduíche na North Carolina State University (NCSU). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordena o Laboratório de Análise de Solo e Tecido Vegetal da UFU (LABAS) e o Núcleo de Química e Fertilidade do Solo (NQFS). É membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: avaliação e desenvolvimento de fertilizantes e condicionadores de solo e métodos de análise de solo.
Marcus Vinicius Sampaio
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Agronomia/Entomologia pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia e participa como pesquisador colaborador na Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente no controle biológico de pulgões (Hemiptera: Aphididae) com parasitoides (Hymenoptera: Braconidae, Aphidiinae) e na resistência de plantas induzida pelo silício. Faz parte da diretoria da Seção Regional Neotropical (SRNT) da International Organization for Biological Control of Noxious Animal and Plants (IOBC) desde julho de 2010, é coordenador do Grupo de Trabalho em Parasitoides da Região Neotropical (GT ParaNeotrop / IOBC) e membro do Conselho Fiscal da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). Foi Representante Regional da SEB de maio de 2011 a janeiro de 2013.